O Toastmasters Brasil visa aos valores de proatividade, responsabilidade, altos padrões e comunicação, a fim de formar líderes e comunicadores mais eficientes no Brasil. Como parte desses esforços, as regras de ouro foram criadas. A primeira série delas se destinam a vocês, Vice-Presidentes de Afiliação dos clubes brasileiros, peças fundamentais para a retenção de membros no Brasil e para o crescimento sustentável do Brasil Toastmasters.

Essas regras funcionarão como um checklist para que vocês, Vice-Presidentes de Afiliação, consigam manter um padrão ótimo de retenção e crescimento dos membros nos seus clubes.

Mas o que é um padrão ótimo?

O Toastmasters International (TI) sugere que clubes saudáveis tenham no mínimo 20 membros ativos, e otimamente 30, a fim de que as reuniões prossigam de forma que tanto os membros novos quanto os antigos tenham uma ótima experiência nas reuniões – o principal produto do Toastmasters International. Além disso, o mínimo de 20 membros (ou o crescimento líquido de 5 membros) é requerido para que seu clube atinja o nível de clube com distinção no programa DCP. link

Caso seu clube tenha menos de 20 membros, não se desespere! Verifica-se que clubes de 12 a 20 membros ainda conseguem produzir boas reuniões. Além disso, clubes nessa faixa de 12 a 20 membros, com certo esforço dos diretores e dos membros do seu clube para atrair convidados e realizar reuniões de alto padrão, conseguem recuperar o padrão ótimo de 30 membros ou, no mínimo, de 20 membros.

Mas e se meu clube tem menos de 12 membros? Calma, o Toastmasters Brasil está aqui para ajudá-lo! Contate qualquer um dos diretores do território brasileiro, cujas informação de contato seguem abaixo, e um consultor de clubes será designado para ajudar seu clube. O consultor de clubes é um membro mais experiente que ajudará seu clube a alçar voos mais altos e instigar ânimo em suas reuniões.

Essas regras de ouro facilitarão a sua estratégia de retenção e crescimento do clube! Vamos a elas!

REGRAS DE OURO – VPMs

*Comentários da diretoria de crescimento de clubes (DCC) estão abaixo de cada regra para
facilitar a compreensão e desenvolvimento do plano de ação.

1. Garantir que as reuniões do seu clube sejam efetivas tanto para membros novos quanto para veteranos 
DCC: Regra mais importante! O TI chegou a 352.000 membros devido à constância de reuniões proveitosas, com metodologia aperfeiçoada desde 1924. Desta forma, atente aos altos padrões do TI. Dica: conduza o workshop Momentos que Contam (“Moments of Truth”) (confira página de documentos). Não há outra ferramenta de consulta mais importante ao VPM. Lembre-se de contatar membros que não têm ido à reunião e também ex-membros – muitos irão voltar ao receber o contato.

2. Trabalhar com o diretor de relações públicas em estratégias de promoção contínua do clube, seja na sua organização, caso o clube seja corporativo, seja na sua comunidade, caso seu clube seja aberto.
DCC: O “boca a boca” é importante também para essa promoção. Pessoas gostam de falar com pessoas.

3. Uso de técnicas comprovadas de persuasão para que convidados se tornem membros potenciais e membros potenciais virem membros definitivos
DCC: Livros como “Como fazer amigos e influenciar pessoas” do Dale Carnegie e “Como convencer alguém em 90 segundos” do Nicholas Boothman podem ajudar nessa missão. Quaisquer que sejam seus objetivos profissionais a persuasão é uma ferramenta poderosa – melhore suas habilidades e ainda consiga mais membros para o clube! Dica: Utilize o guia Orienting new Members (confira página de recursos), traga cópias do formulário de novo membro para as reuniões e peça aos convidados para preenchê-las. Ter um controle de presença com os e-mails dos participantes também é outra medida interessante.

4. Competição dentro do clube, área, divisão e distrito
DCC: As competições estimulam o desenvolvimento dos membros e do clube, gerando alta fidelização – muitos membros relatam que é o momento de que eles mais gostam.

5. Acompanhamento junto ao diretor de educação dos novos membros, com mentoria e estímulo ao trabalho voluntário
DCC: Lembre de fazer uma introdução completa ao novo membro sobre as funções executadas pelos membros nas reuniões, do propósito do clube e o excelente custo-benefício do Toasmasters. A metodologia Toastmasters só é acessível devido aos líderes voluntários. Incentive os novos membros a se voluntariar também! Além de designar um mentor ao novo membro marque com o VPE o discurso Quebra-Gelo do novo membro, para ele se sentir mais inserido no clube. É interessante também que o novo membro faça a Promessa de um Toastmaster na primeira reunião.

6. Gerar estatísticas do seu clube para o acompanhamento de retenção e crescimento
DCC: Atualmente temos a estatística, vinda do TI nos EUA, de que a cada 12 pessoas convidadas, 3 comparecem e 1 vira membro. Ajude-nos a melhorar esta estatística. Outro dado que é importante ser passado adiante é a lista de todos os membros, mostrando o status do pagamento das taxas à época do recolhimento das mesmas. Essa lista é gerada facilmente no Club Central.

Documentos

Informações de Contato