Competição de Table Topics e Tall Tales

Há três níveis de competição:

Competição do Clube – prazo: 28 de julho de 2017
Competição da Área – prazo: 28 de agosto de 2017
Competição Nacional – data: 28 de outubro de 2017

Perguntas & Respostas

  1. Como funcionam as competições?
    São duas competições distintas: (1) Table Topics e (2) Tall Tales. Cada competição é feita por três etapas. Etapa 1 é a competição em cada um dos clubes no Brasil. O vencedor de cada clube, em cada uma das competições, é elegível a competir na Etapa 2, a competição da área. Os vencedores das competições das áreas são elegíveis a competir na Etapa 3, a competição nacional, com os vencedores de outras áreas.
  2. Qual é o critério para competir?
    Os competidores devem estar em dia com a associação no Toastmasters. O clube dos competidores também deve estar em dia no Toastmasters. Não é necessário que os competidores tenham completado discursos prévios ou avaliações no clube.
  3. Caso o vencedor não consiga competir no próximo nível, pode ser enviado um substituto?
    Caso o vencedor não possa competir, o 2º ou o 3º lugar pode sim competir no próximo nível da competição, respeitando o direito da ordem de classificação. Porém, apenas um representante de cada clube pode competir em cada uma das competições da área e apenas um representante de cada área pode competir em cada uma das competições do nível nacional.
  4. Posso competir em apenas uma competição ou ambas?
    Um competidor pode sim participar de apenas uma ou ambas competições, porém, é necessário que o competidor vença a competição no clube ou respeite o critério de seleção de ordem de classificação para concorrer na competição da área, e que o competidor vença a competição na área ou respeite o critério de seleção de ordem de classificação para concorrer na competição nacional.
  5. Posso usar o idioma inglês no discurso da competição?
    Sim. O competidor pode optar pelo idioma português ou inglês durante o discurso da competição. O critério de avaliação será o mesmo independente da língua usada.
  6. Para a competição de Tall Tales, posso escolher qualquer discurso?
    Sim. O enredo deve ser extremamente exagerado, de natureza improvável, ter duração de 3 a 5 minutos e ser um discurso original. Qualquer material contendo citação de algum autor deve ser identificado durante a apresentação. Veja um exemplo aqui.
  7. Como devo estruturar o discurso para Tall Tales?
    Assim como outros discursos em Toastmasters, o discurso deve ter um caráter temático com início, meio e fim. Outras características desse tipo de discurso são:
    Uso de exagero;
    Narrativa em primeira pessoa. Tall Tales geralmente são contadas em primeira pessoa, sendo o narrador um participante ativo na história. Isso confere “autenticidade” à história;
    A história começa como se fosse verdadeira e real;
    Há um aumento gradual no uso de exagero e absurdo;
    Há geralmente uma comparação cômica como se animais fosse humanos e objetos inanimados estivessem vivos;
    A história é contada em estilo de humor seco, como se fosse algo sério.
    Variação vocal, gestos e conteúdo também são importantes para obter sucesso em um discurso para Tall Tales. Para consultar as regras oficiais, vide Tall Tales Contest Rules no Livro de Competição do Toastmasters International online.
  8. Quais são os critérios de avaliação para Tall Tales?
    Tall Tales é avaliado em Conteúdo (30%), Delivery (55%) e Linguagem (15%). Vide Critérios de Julgamento (Judging Criteria na página 2 do Guia oficial do Avaliador online).
  9. Como funciona a competição de Table Topics?
    Todos os participantes devem permanecer fora da sala até o momento da sua participação. O Contest Chair da competição deve elaborar uma questão breve, que não exija conhecimento aprofundado sobre o tema e que leve a uma opinião ou conclusão. Os competidores só saberão o conteúdo dessa questão no momento da sua participação, quando terão de 1 a 2 minutos para respondê-la.
  10. Quais os critérios de avaliação para Table Topics?
    Table Topics é analisado em Conteúdo (55%), Delivery (30%) e Linguagem (15%). Vide Critérios de Julgamento (Judging Criteria na página 2 do Guia oficial do Avaliador online).
  11. Eu não ganhei a competição no meu clube. Posso ir mesmo assim à competição da área e a competição nacional apenas como participante não competidor?
    As competições das áreas e a competição nacional são abertas para membros e convidados. Todos os membros do Toastmasters são encorajados a participar independentemente de ser ou não competidores. A competição é uma oportunidade para aprender através da observação dos competidores mais proficientes.
  12. Vou me divertir competindo ou participando da competição nacional?
    Muito! Além de ser uma excelente oportunidade para se desenvolver, você estará com os Toastmasters de vários outros clubes e será muito divertido interagir e conhecer os outros participantes. Esperamos você lá!
  13. Qual é a data limite para enviar os nomes dos vencedores dos clubes?
    Os nomes dos vencedores que representarão cada clube em cada uma das competições devem ser enviados até 28 de julho de 2017 para o diretor da sua, utilizando uma cópia eletrônica do formulário de Notificação de Vencedores da Competição online.
    Area 1 – Laila Fonseca – laila.fonseca@dsm.com
    Area 2 – André Queiroz – andre_a_queiroz@hotmail.com
    Area 3 – André Queiroz – andre_a_queiroz@hotmail.com
    Area 4 – Maristela Camara – maristelacamara@finetune.com.br
    Area 5 – Andre Lins de Albuquerque –andrelins@outlook.com
    Area 6 – André Queiroz – andre_a_queiroz@hotmail.com
    Area 7 – Jhennyson Robert – jhennyson7@gmail.com
    Não sabe a área do seu clube? Verifique aqui.
  14. Qual é a data limite para enviar os nomes dos vencedores das áreas?
    Os nomes dos vencedores que representarão cada área em cada uma das competições devem ser enviados impreterivelmente até 28 de agosto de 2017 para a Contest Chair, Stephanie Pedron, stephanie_pedron@dell.com, utilizando uma cópia eletrônica do formulário de Notificação de Vencedores da Competição online. Nomes enviados após essa data estarão automaticamente desclassificados (porque temos um prazo assim? Para economizar os fundos da Brasil Toastmasters por comprar voos para os concorrentes num valor mais razoável. Agradecemos sua compreensão!).
  15. Onde será o nível nacional da competição?
    Tecnopuc, Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 99A – 2° andar, sala 204. CEP: 90619-900 – Porto Alegre – RS.
  16. O Toastmasters ajudará com as despesas de viagem do(s) representante(s) da minha área?
    A Brasil Toastmasters arcará com o custo de voo apenas para o vencedor de Tall Tales de cada competição das áreas fora de Área 4, onde as competições nacionais acontecerão.
  17. Qual é o custo para competir e participar como participante não competidor?
    As competições serão feitas durante o evento de Conferência de Distrito. Será necessário que os competidores e não competidores comprem um ingresso que dará acesso a todos as sessões e almoço durante a Conferência. Porém, não será cobrada uma taxa adicional para participar da competição. O valor do ingresso da Conferência estará disponível no formulário de inscrição. É necessário que os competidores, participantes e convidados sejam previamente inscritos.
  18. Como faço para me inscrever para participar como participante não competidor ou convidado?
    As inscrições serão feitas através do site BrasilToastmasters.com. O link para a página de inscrição será enviado via email para os membros e publicado na nossa página no Facebook assim que estiver disponível.