Brasil Toastmasters

Guia de Realização para Competição de Table Topics e Tall Tales no seu clube

O objetivo deste guia é lhe dar as informações necessárias para realizar uma competição de sucesso no seu clube para que possa enviar um representante para a competição da sua área em agosto de 2017. O vencedor da competição da cada área concorrerá na competição nacional em 28 de outubro de 2017 (serão 7 competidores por competição, um de cada área das 7 áreas da Brasil Toastmasters).

Níveis de competição:

  1. Competição do Clube – prazo: 28 de julho de 2017
  2. Competição da Área – prazo: 28 de agosto de 2017
  3. Competição Nacional – data: 28 de outubro de 2017

Porque temos esses prazos? Para economizar os fundos da Brasil Toastmasters por comprar voos para os concorrentes num valor mais razoável. Agradecemos sua compreensão!

Passo 1: Determinar o tipo e a data de Competição a ser realizada no seu clube – a competição deve acontecer até dia 28 de julho de 2017

Para concorrer na competição da área, os concorrentes devem ter concorridos no mesmo tipo de competição nos seus clubes.

As competições das áreas acontecerá em agosto de 2017 para deixar tempo comprar os voos num valor razoável para os vencedores viajarem para a competição nacional no dia 28 de outubro de 2017.

Na competição nacional, teremos as duas competições abaixo.

1 – Table Topics:

Os participantes possuem de 1 a 2 minutos para responder a uma pergunta sobre um assunto de domínio geral revelada no momento da competição.

2 – Tall Tales

Tall Tale é uma história geralmente narrada em primeira pessoa como se fosse verdadeira, mas com a inserção gradativa de elementos absurdos ou exagerados, de forma que ela soe inacreditável.  A duração é de 3 a 5 minutos. Veja um exemplo aqui.

O clube pode ou não repor uma reunião normal com a competição. Recomendamos que seu clube faça as duas competições no lugar de uma reunião já agendada para ter uma boa adesão no momento da competição.

Passo 2: Organização da Logística

  1. Materiais

Todos os materiais necessários para ambos os tipos de competição estão disponíveis abaixo.

Links Ítem Descriçãção
Link Livro de regras (Contest Rulebook) Livro de regras oficial para competições do Toastmaster. Use esse livro como uma referência quando tiver alguma dúvida.
Link Agenda Exemplo de Agenda da competição
Link Voluntários Exemplo de lista de voluntários
Link Certificado Certificado de Elegibilidade
Link Timer Formulário para contagem de tempo
Link Guia e votação Guia e votação do júri para Table Topics
Link Guia e votação Guia e votação do júri para Tall Tales
Link Guia Guia para contagem dos votos
Link Guia e votação Guia e votação de desempate do júri para Table Topics
Link Guia e votação Guia e votação de desempate do júri para Tall Tales
Link Perfil Formulário de preenchimento de perfil dos candidatos
Link Notificação de vencedores Formulário de Notificação de Vencedores da Competição.
Link Livro de regras (Contest Rulebook) Livro de regras oficial para competições do Toastmaster. Use esse livro como uma referência quando tiver alguma dúvida.
Link Certificado Certificado do primeiro lugar
Link Certificado Certificado do segundo lugar
Link Certificado Certificado do terceiro lugar
Link Certificado Certificado de Participação

 

Você também pode baixar gratuitamente kits completos que incluem materiais para a competição de Table Topics e para a competição de Tall Tales diretamente dos links abaixo:

Kit Competição de Table Topics
Kit Competição de Tall Tales

  1. Alinhamento com os Competidores

Uma vez definida a data e tipo de competição, é essencial passar todas as informações aos membros do clube para que possam se preparar. O ideal é dar no mínimo duas semanas de aviso para preparação. Veja o Livro de Regras (Contest Rulebook) de cada competição para entender os detalhes que devem ser passados aos participantes.

  1. Definição de outros Voluntários na Competição

É preciso identificar uma pessoa que será o anfitrião (Contest Chair) da competição, Chief Judge, 5 (ou 3) juizes (confidenciais), um juiz extra (conhecido somente pelo Chief Judge) em caso de empate, 2 ballot counters, e 2 timekeepers. As regras e demais detalhes devem ser passados para todos. Utilize e pedem para os voluntários utilizem os tutoriais abaixo para entender melhor todos os papéis dos organizadores da competição.

Tutorial – Overview Tutorial and Roles
Tutorial – When you are the judge
Tutorial – Judge’s Guide and Ballot

Passo 3: A competição

  1. O anfitrião deve abrir a competição e fazer uma breve introdução.
  2. Apresentação cada um dos competidores.
  3. Competição.
  4. Votação.
  5. Os ballot counters contam as cédulas com a ajuda do Chief Judge para determinar os vencedores.
  6. Enquanto as cédulas são contadas, o anfitrião entrevista os competidores.
  7. Anúncio do 1º, 2º e 3º lugar e entrega dos certificados.

Repita os passos acima para a segunda competição.

Passo 4: Informar o Diretor da sua Área quem representará o seu clube na competição nacional – até dia 28 de julho

Os nomes dos vencedores que representarão cada clube em cada uma das competições devem ser enviados até 28 de julho de 2017 para o diretor da sua, utilizando uma cópia eletrônica do formulário de Notificação de Vencedores da Competição online. Nomes enviados após essa data estarão automaticamente desclassificados.

Area 1 – Laila Fonseca – laila.fonseca@dsm.com
Area 2 – André Queiroz – andre_a_queiroz@hotmail.com
Area 3 – André Queiroz – andre_a_queiroz@hotmail.com
Area 4 – Maristela Camara – maristelacamara@finetune.com.br
Area 5 – Andre Lins de Albuquerque – andrelins@outlook.com
Area 6 – André Queiroz – andre_a_queiroz@hotmail.com
Area 7 – Jhennyson Robert – jhennyson7@gmail.com

Passo 5 – Participar na Competição da sua Área em agosto de 2017

Esse passo e importante não somente para os competidores, mas também uma oportunidade para outros membros dos clubes darem suporte a seus candidatos, conhecerem membros de outros clubes e participarem de um evento diferente.

Os nomes dos vencedores que representarão cada área em cada uma das competições devem ser enviados impreterivelmente até 28 de agosto de 2017 para a Contest Chair, Stephanie Pedron, stephanie_pedron@dell.com, utilizando uma cópia eletrônica do formulário de Notificação de Vencedores da Competição online. Nomes enviados após essa data estarão automaticamente desclassificados (porque temos um prazo assim? Para economizar os fundos da Brasil Toastmasters por comprar voos para os concorrentes num valor mais razoavel. Agredecmos sua compreensão!).

Passo 6 – Participar na Conferência e Competições Nacionais de Tall Tales e Table Topics em 28 de outubro de 2017

Esse passo é importante não somente para os competidores, mas também uma oportunidade para outros membros dos clubes darem suporte a seus candidatos, conhecerem membros de outros clubes e participarem de um evento diferente.

Mais informações: Para tirar dúvidas referente as competições, por favor confira Perguntas & Respostas sobre as competições.