O objetivo deste guia é lhe dar as informações necessárias para realizar uma competição de sucesso no seu clube para que possa enviar um representante para a Competição Nacional em 20 de maio de 2017. Os nomes dos vencedores que representarão cada clube em cada uma das competições devem ser enviados impreterivelmente até 15 de março de 2017.

Passo 1: Comunicar o tipo de Competição a ser realizada no seu clube

Para concorrer na competição nacional, os concorrentes devem ter concorrido no mesmo tipo de competição no nível dos clubes. Os clubes devem iniciar as competições a partir de janeiro e até 15 de março, de acordo com as suas agendas e disponibilidades dos seus membros. Os clubes podem ou não repor uma reunião com a competição. A competição nacional acontecerá no dia 20 de maio de 2017. Na competição nacional, teremos as duas competições abaixo.

a – Discurso Humorístico:
Os participantes preparam discursos de 5-7 minutos que têm como tema algo engraçado ou humorístico. Conforme as regras do Toastmasters International, esses discursos não podem ser monólogos (confirmar) nem conter linguagem agressiva/ofensiva.

b – Avaliação de Discurso:
Para esse tipo de competição, o foco é desenvolver as habilidades de avaliação e feedback. Um membro do clube faz um discurso “teste” e cada um dos competidores deve avalia-lo(a) por 2-3 minutos com base nos critérios de avaliação utilizados no Toastmasters.

Passo 2: Organização da Logística

Materiais

Todos os materiais necessários para ambos os tipos de competição estão disponíveis abaixo.

Link Ítem Descrição
link Exemplo de pauta Exemplo de pauta para competição
link Voluntários Exemplo de lista de voluntários
 link  Certificado  Certificado de Elegibilidade
link Timer Formulário para contagem de tempo
link Guia e votação Guia e votação do júri do discurso humorístico
link Guia e votação Guia e votação do júri da avaliação de discurso
link Guia Guia para contagem dos votos
link Guia e votação Guia e votação de desempate do júri do discurso humorístico
link Perfil Formulário de preenchimento de perfil dos candidatos
link Notificação de vencedores Formulário de Notificação de Vencedores da Competição. Vide Passo nesse documento para saber como proceder como o envio do formulário.
link Livro de regras (Contest Rulebook) Livro de regras oficial para competições do Toastmaster. Use esse livro como uma referência quando tiver alguma dúvida.
link Certificate Certificado do primeiro lugar
link Certificate Certificado do segundo lugar
link Certificate Certificado do terceiro lugar
link Certificate Participation
link Speech Contest Flier Flier da Competição de Oratória

Você também pode baixar kits completos que incluem materiais para a competição de discurso humorístico e para a competição de Avaliação de Discurso diretamente do site do Toastmasters International:

Kit Competição de Discurso Humorístico
Kit Avaliação de Discurso

Passo 3: Alinhamento com os Competidores

Uma vez definida a data e tipo de competição, é essencial passar todas as informações aos membros do clube para que possam se preparar. O ideal é dar no mínimo duas semanas de aviso para preparação. Veja o Livro de Regras (Contest Rulebook) de cada competição para entender os detalhes que devem ser passados aos participantes.

Passo 4: Definição de outros Voluntários na Competição

É preciso identificar uma pessoa que será o anfitrião (Contest Chair) da competição, Chief Judge, 5 (ou 3) juízes (confidenciais), um juiz extra em caso de empate (conhecido somente pelo Chief Judge), 2 ballot counters, e 2 timekeepers. As regras e demais detalhes devem ser passados para todos. Utilize e pedem para os voluntários utilizem os tutoriais abaixo para entender melhor todos os papéis dos organizadores da competição.

Passo 5: A Competição

  1. O anfitrião deve abrir a competição e fazer uma breve introdução.
  2. Apresentação cada um dos competidores.
  3. Competição.
  4. Votação.
  5. Os ballot counters contam as cédulas com a ajuda do Chief Judge para determinar os vencedores.
  6. Enquanto as cédulas são contadas, o anfitrião entrevista os competidores.
  7. Anúncio do 1º, 2º e 3º lugar e entrega dos certificados.

Repita os passos acima para a segunda competição.

Passo 6: Informar até dia 15 de Março Toastmasters Brasil Quem Representará O Seu Clube na Competição Nacional

Os nomes dos vencedores que representarão cada clube em cada uma das competições devem ser enviados impreterivelmente até 15 de março de 2017 para o Contest Chair, Wander Smelan (wsmelan@gmail.com), utilizando uma cópia eletrônica do formulário de Notificação de Vencedores da Competição online. Nomes enviados após essa data estarão automaticamente desclassificados.

Passo 7 – Participar na Competição Nacional em 20 de Maio de 2017.

Esse passo e importante não somente para os competidores mas também uma oportunidade para outros membros dos clubes darem suporte a seus candidatos, conhecerem membros de outros clubes e participarem de um evento diferente. Mais informações: Para tirar dúvidas referente as competições, por favor, confira Perguntas & Respostas sobre as competições.